quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ver x Enxergar

Abra os olhos!Tantas coisas tem acontecido ao nosso redor... Em espaços de segundos, horas, instantes, vemos pessoas precisando de ajuda, vemos guerras acontecerem ao nosso redor, vemos um mundo e seres humanos cada vez mais necessitados do amor de Deus. Nossos olhos estão abertos... É como se vessemos as enfermidades, porém ao mesmo tempo em que nossos olhos estão escancarados, parece que somos cegos para enxergarmos uma oportunidade sequer de cura e alterar a forma como algo é visto por nossos olhos. Com base nisso, chegamos a mais uma perguntinha: Qual a diferença entre ver, enxergar e olhar? Observe:

Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
E quem me vê a mim,  aquele que me enviou.”
{Isaías 45:22 + João 12:45}

“E, sendo já dia, não conheceram a terra; enxergaram, porém, uma enseada que tinha praia, [...]”
{Atos 27:39}

Olhar: Direcionar os olhos para alguma coisa ou alguém
Ver: Captar algo pelo sentido da visão
Enxergar: Notar detalhes singelos

Como um exemplo para ficar mais claro, suponha que alguém peça para você olhar para uma árvore a fim de te mostrar uma folha bem bonita. Você irá focar os olhos na árvore e verá um monte de folhas, porém a partir do momento em que você encontra a folha bem bonita que teu amigo quer te mostrar, dizemos que você está mais do que vendo... Você está enxergando!

Abramos os nossos olhos! O.O
Como dito no início do texto, é fácil vermos um monte de coisas e situações diferentes acontecerem à nossa volta... Acontece que o mundo precisa de Deus e nós somos Seus instrumentos, Seus soldados neste tempo. Apesar das nossas constantes falhas, Ele é o general soberano e tem nos recrutado para Sua boa obra. VAMOS ACORDAR! ABRIR OS OLHOS E LEVANTAR!

Enxergue o lado bom que há nas pessoas, o amor de Jesus e o lado positivo das coisas
É muito fácil ver que pessoas precisam de ajuda, que há gente com fome nas ruas, desesperadas sem saber o que fazer, mas o Senhor quer que olhemos e nelas enxerguemos vidas valorosas para Ele que precisam conhecer Seu amor e serem ajudadas na prática. É muito fácil vermos os defeitos de uma pessoa, notando tudo o que ela faz de errado e listando suas características que não suportamos mais do que enxergar uma qualidade nela, sabendo que ela não é mal integralmente. Há algo bom nela e é isso que o Senhor quer que enxerguemos! É muito fácil vermos os problemas de uma pessoa e deixa-la sem um conselho, uma mão amiga do que enxergar em sua face, em sua expressão que ela precisa conversar, desabafar e receber uma ajuda de alguém que esteja disposto a tentar entender o que ela tem passado.

Enfim... Que mais do que vermos uns aos outros como “pessoas normais”, nós os enxerguemos como membros de um só corpo em Cristo, como irmãos, como miseráveis pecadores, todos dependentes do lindo amor e da bondade e misericórdia do Pai e que não vejamos a Jesus apenas como Salvador, como alguém que pode fazer aquilo que pedimos a Ele, mas que O enxerguemos como Senhor, Rei Soberano de todo o universo, como alguém que quer o nosso bem, que quer nos salvar, que quer que o sirvamos de todo o nosso coração e entendimento.

E em relação às situações, sempre há algo bom que podemos extrair delas. Nem tudo é ruim como, geralmente, pode-se passar em nossas mentes. Faça como a palavra do Senhor nos aconselha em 1 Tessalonicenses 5:17: “Examinai tudo. Retende o bem.”

"[...] e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; [...]"
{Isaías 42:18,20}

Vigiemos no olhar
A Bíblia nos diz em Tiago 1:14 que o início do pecado é a cobiça, quando nossa mente deseja algo... Em contrapartida, há um ditado secular que diz que aquilo que não é visto, não é desejado e, há sentido nessa frase. O Senhor Jesus nos ensina a guardar nossos olhos. Ele usa de uma metáfora para dizer que eles são as janelas do nosso corpo, uma espécie de ponto de entrada, nos mostrando da importância de vigiarmos para o que olhamos, para o que direcionamos nossos olhos. Independentemente do caso, foquemos nossos olhos no alto, nas coisas do alto, assim a luz do Pai brilhará em nós! =]

“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”
{Mateus 6:22-23}

Conclusão
O Senhor quer nos ensinar a cuidarmos uns dos outros, a olharmos menos para o nosso próprio eu, a fixarmos os olhos nEle e, assim, Ele nos mostrará o caminho a seguir, a direção e a ação a ser tomada, a querermos mais o bem das outras pessoas do que o de nós mesmos. Não nos esqueçamos de que se nosso olhar for mau, todo nosso corpo será mau, porém se nosso olhar for bom, todo o corpo será iluminado, resplandecendo assim a glória do Senhor Jesus! \o/

Para terminar, medite no verso ao fim do post e peça ao Senhor que Ele te ajude a enxergar Sua bondade e misericórdia te guardando a todo o instante e que mais do que ver, você possa olhar e enxergar nas pessoas, algo especial que te impulsione a levar o amor de Cristo para elas!

Que o Senhor Deus te abençoe e te guarde em nome do Senhor Jesus! :)

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.”
{Lucas 21:34}