terça-feira, 16 de setembro de 2014

Falar x Dizer

Diferença entre falar e dizerConcertar e consertar: Eis dois termos homônimos – palavras que possuem a mesma pronúncia, porém a grafia é diferente -. Concertar significa “conciliar, soar harmoniosamente”, no sentido de um concerto, uma apresentação musical com vários instrumentos de orquestra; Consertar é bem diferente, significando “corrigir, arrumar, colocar algo em bom estado”. O interessante é que a pronúncia delas são idênticas, mas o sentido é totalmente diferente. Outro par de palavras (que não são homônimas), mas costumamos acreditar serem a mesma coisa é “falar” e “dizer”, assim temos uma questão: Qual a diferença entre falar e dizer? E nós... Falamos mais ou dizemos menos? E conversar? Também é o mesmo que falar?! O.O

“Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus?
Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”
{Mateus 12:34}

Observe estas definições:
Falar: Pronunciar os sons através de uma linguagem oral
Dizer: Expressar-se por meio de palavras
Conversar: Dialogar, trocar ideias

Analisando as definições mostradas, podemos perceber que falar é, basicamente, soltar palavras, algo que envolve um sentido, uma necessidade humana de comunicação... Enquanto dizer envolve uma expressão maior, uma escolha de palavras, um cuidado, uma intenção. Para dizer é necessário falar, mas nem sempre uma fala terá algo realmente dito. Como exemplo, alguém pode te falar algo, mas não te diz necessariamente o que você queria escutar.

Nem sempre um belo concerto pode consertar
No começo do post, usamos dois termos homônimos (“concerto” e “conserto”) a fim de fazermos uma analogia; Note que concerto pode simbolizar palavras belas, frases de efeito que podemos ouvir por aí... O conserto simboliza a mudança de nossas atitudes, a troca de caminho, o arrependimento... Juntando essas duas ideias, podemos entender isso de duas formas:

01. Nem toda palavra “bonitinha” é verdadeira. Podemos ouvir discursos e frases bem formuladas, que nos chamem a atenção, mas se elas não forem verdadeiras e sustentadas de forma íntegra, elas não podem transformar nossas vidas. É como o Senhor Jesus nos diz em Sua palavra: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

“... para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.”
{1 Timóteo 1:3-7}

02. Quando alguém quer nos ajudar, principalmente o nosso bom Deus e Pai, Ele sempre vem com as palavras certas, Ele sabe o que nos dizer, podendo usar Sua palavra, um amigo, um líder, e tantas outras formas, porém infelizmente em algumas situações, não abrimos nossos corações para escutá-Lo. Porém, o bom concerto do Senhor é infinitamente capaz de nos consertar, sabe por quê? Porque Sua palavra nunca volta vazia, fazendo o que apraz a Ele, um Deus bom que se importa conosco como ninguém mais! \o/

Use as palavras com sabedoria e cautela; Não deixe sair qualquer coisa dos teus lábios
Há situações, principalmente quando estamos nos meio de amigos, em que abrimos nossas bocas e caímos na zuação, falando coisas sem sentido, talvez até com piadas desnecessárias, algo meio fora de controle... Lembre-se: Palavras pronunciadas condizem com a fala; Palavras pensadas com cautela antes de serem soltas e com um propósito são ditas.

"O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz. Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem."
{Provérbios 18:2, 21:23 + Efésios 4:29 - NTLH}

Há tempo de dizer o que é necessário ser dito
Sabe quando você nota alguém precisando escutar algo? Aquelas situações tensas em que as palavras necessitam ser bem selecionadas? Então... É nessa hora que devemos dizer o que deve ser dito, mas não devemos nos apoiar em nossa própria sabedoria, pois se assim fizermos há o risco de apenas falarmos e falarmos... O Santo Espírito pode (e quer) nos dar as palavras certas para dizermos a alguém que precise escutá-las.

“Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.”
{Mateus 10:39}

E conversar?
Conversar envolve diálogo, situação essa em que os interlocutores trocam ideias, ou seja: Ambos participam, tanto falam quanto escutam. Dizendo assim, dá para perceber que muitas vezes, falamos algo com alguém, mas não paramos para escutá-la; Só queremos falar e falar... :\ Conversar vai além disso, pois conversa envolve aprender a escutar o próximo. Igualmente, na oração. Não apenas devemos falar com Deus, mas sim dizer a Ele o que nossa alma anseia, agradece, clama e, mais do que apenas dizer, devemos parar a fim de escutar nosso bom Pai. Isso é uma conversa! :)

Para concluir...
Quando você viver uma situação tensa em que a aflição querer falar mais alto, não se preocupe com o que falar. Ore ao Senhor, converse com Ele, e se permita ser guiado(a) por Ele, dando graças por tudo e tenha certeza que Ele te dará as palavras certas a serem ditas em qualquer situação.

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus!