terça-feira, 12 de agosto de 2014

Quando tomar um choque de realidade faz-se necessário

Você já se perguntou o porquê das rosas, tão lindas, terem espinhos? A resposta é que esses espinhos servem como uma estratégia de defesa das belas rosas... Por acharmos elas tão lindas, queremos tocá-las, e quando não temos cuidado, tocamos nos espinhos e, consequentemente, sentimos dor... Outra pergunta: Por que sentimos dor?

Rosa com espinho“Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.”
{1 Coríntios 5:5}

01. O porquê da dor...

A função da dor no organismo é meio que um alerta de que algo não está indo bem, no sentido de tomarmos alguma atitude para fugirmos de consequências piores. Um exemplo: Suponha que, acidentalmente, você põe a mão em algo muito quente. Sentirá dor, certo? Logo de imediato, o seu cérebro entende que aquilo é prejudicial e, muito rapidamente, você tira a mão do objeto que te causou dor com o propósito de evitar coisas piores, como uma queimadura, por exemplo.

Deus é bom, e muitas vezes, Ele permite que passemos por alguns momentos de dor para nos livrar de coisas piores. Ele permite que tomemos um bom choque de realidade, nos mostrando que as coisas não são como acreditamos que são, e que a nossa vontade não é melhor que a dEle. Ele permite que quebremos a cara e que as coisas cheguem a um certo nível para abrir nossos olhos e nos tratar. Ele é bom e sempre está fazendo o melhor por cada um de nós. Ele pode usar a dor para nos achegar a Ele. O Senhor prefere que passemos por situações desconfortáveis e nos ensinar boas lições em seguida do que nos perder. Ele nos ama!

“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.”
{2 Coríntios 7:10}

02. Deus não quer te perder

Ainda bem que as coisas não são como queremos que elas fossem! Se fosse assim, coitados de nós! Pedimos tantas coisas a Deus, e muitas vezes, acreditamos que aquilo é bom para nós, mas... O Senhor é bom! Ele conhece tudo e todas as coisas e, dessa forma, Ele conhece o que pode nos prejudicar, nos afastar dEle, nos trazer consequências ruins... Nossos gostos mudam, enjoamos de certas coisas que achávamos extraordinárias, mas Ele é eterno e sempre será bom. Ele sabe o que é melhor para mim e para você.

“... não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.”
{Provérbios 30:8-9}

03. Dê graças ao Senhor

Ao invés de questionar ao Senhor, agradeça a Ele por sua bondade e Seu amor, por Ele se importar conosco como ninguém mais. Tudo que Ele faz é para o nosso bem. Ele conhece tudo e todas as coisas, e disto tenha certeza: Ele não quer te perder. Ele te ama sem igual.

“Pois o Senhor não rejeitará para sempre. Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.”
{Lamentações 3:31-33}

E quando a dor vier, nunca se esqueça: O Senhor está me livrando de algo pior.

Que o Senhor Jesus te abençoe e te guarde! =]